quinta-feira, 29 de julho de 2010

Livro analisa radiojornalismo

Livro-reportagem faz análise do radiojornalismo da Região Sisaleira

Por Paulo Marcos*

O Livro-reportagem Os radiojornalistas - O pensamento e o perfil dos produtores de notícias da Região Sisaleira da Bahia é o resultado de um projeto de pesquisa de minha conclusão do Curso de Rádio e TV (UNEB).

A problematização da pesquisa questiona sobre de que forma um livro reportagem pode contribuir para entendermos como funciona a produção do noticiário radiofônico na Região Sisaleira da Bahia e teve como base fundamental as histórias de vida dos radialistas a partir da oralidade de cada um.

De fato há inúmeros livros e artigos sobre a técnica e a produção de rádio e TV, mas são poucas as publicações sobre as experiências e a atuação profissional na área. Na região os estudos sobre o assunto também estão em fase inicial. O trabalho, na minha avaliação e da banca examinadora, contribuiu para a minha formação acadêmica e para conhecermos mais os desafios e conquistas dos radialistas produtores de notícias em vários municípios dos territórios do Sisal e da Bacia do Jacuípe (Bahia).

Muitas são as questões envolvendo a profissão de radialista. Algumas delas entraram no debate a partir dos dados coletados e analisados na pesquisa. Eu fiz várias delas ao longo do trabalho: Os comunicadores desta região construíram um jeito próprio de fazer rádio? Quais os valores notícias? Quem define a pauta? Para conseguir as respostas destas e de outras perguntas foi preciso conhecer os profissionais, dialogar com suas teorias, experiências e vivências do dia-a-dia.

Quando comecei a faculdade, em 2006, defini isso como uma prioridade e eu sempre defendi que o rádio sisaleiro é rico e tem história que precisa ser analisada. Depois do trabalho feito, defendido e aprovado eu espero que estudantes, professores e pesquisadores da Região Sisaleira possam tomar conhecimento do processo de produção de notícias, os critérios de noticiabilidade e as histórias de vida dos radialistas responsáveis por essa produção. Assim terão melhor possibilidade de analisar as informações, provocações, os comentários e posicionamentos dos profissionais, construir canais de diálogo com eles e processos de formação profissional.

Neste blogue de “Justas Medidas e Quetais”, ou seja de coisas boas e na medida certa, pretendo disponibilizar aos poucos o resultado deste e de outros trabalhos. De todo modo agradeço a Márcio Mascarenhas pelo convite.


Paulo Marcos Queiroz dos Santos é Comunicólogo (UNEB)
, especialista em rádio, TV e comunicação digital junto a jovens e lideranças do movimento social. Atua no Terceiro Setor e é repórter e correspondente da TVE-BA, jornais e emissoras de rádio comunitária e comercial da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário